Atenção: Este artigo corresponde ao Desafio Sebrae; seu conteúdo corresponde apenas a esta competição de negócios e não é destinado diretamente a empresas fora da simulação.
Leia artigos sobre empresas reais   | ou | Conheça o Desafio Sebrae
Marcado para revisão
Atenção, este artigo está marcado para revisão. Isso significa que nem todas as informações presentes nele estão atualizadas ou condizem com a realidade atual do jogo. Por favor, tenha cautela ao ler as informações e aguarde que em breve ele será revisto.

Vamos lá, galera, pra esse que vai ser um artigo provavelmente muito polêmico! As análises aqui presentes são fruto da minha experiência no jogo, e não são verdades absolutas. Contudo, é essa justamente a idéia do site. Assim que pessoas que discordam da minha opinião postarem comentários ou me mandarem e-mails falando sobre algum deslize , ou eu tiver acesso a qualquer fonte mais confiável, irei postar aqui os créditos do autor e a nova versão para que este guia fique o mais fiel a realidade possível.

Índice:

 

    • Índices econômicos:
  • O que são? Em praticamente todas as rodadas (veja: Rodada), menos na primeira, você, no jogo, terá acesso há alguns índices para auxiliá-lo a entender o mercado (veja: Mercado). Entender como esses índices se comportam é fundamental para fazer uma previsão de vendas consistente e conseguir planejar o futuro da sua empresa.
    Algo importante de observar antes de se falar sobre os índices, é que o desafio é diferente do mundo real. Nele, por ser um jogo que avalia sua capacidade de análise, o fator aleatório influencia muito pouco nas vendas. Ou seja, sabendo analisar corretamente os índices, você pode prever o futuro do mercado. Só não pode prever as ações dos seus concorrentes.


    • Sazonalidade:
  • A sazonalidade é um índice que representa as oscilações nas vendas durante o ano em um mercado. Em empresas reais, ela é dada por uma análise estatística de vários anos anteriores, e varia geralmente por datas comemorativas e padrões de comportamento e culturais. Por exemplo: Se você possui uma fábrica de brinquedos, ela vai gerar um pico de vendas no dia das crianças e natal, ambos no último trimestre do ano. É por isso que algumas dessas fábricas trabalham o ano todo para ter estoque o suficiente para vender no natal.

    A Sazonalidade varia de acordo com o tipo de mercado, e sua influência nas vendas não é determinística. Ou seja, mesmo com uma sazonalidade baixa, caso, por exemplo, haja um grande evento na região do mesmo ramo que sua fábrica atua, as vendas podem vir maiores do que o esperado.

                  - Mas como isso funciona no jogo?

    No jogo, a sazonalidade é representada por um número (índice) com base 100 (varia em torno de 100), sendo que se pegarmos os índices de um ano e fizermos sua média aritmética, esta sempre dará 100. Veja o exemplo:

    Os valores da sazonalidade na imagem são: 95, 75, 85, 145. Através do gráfico você pode notar como a sazonalidade se repete ano após ano. E que em quaisquer quatro pontos seguidos, a soma dará 400 (E a média aritmética 100)

                  - Mas qual a influência desse índice no mercado?

    A não ser em tempos de grande crescimento econômico ou crise, a sazonalidade é o fator mais preponderante em termos de tamanho de mercado. E para calcular-se sua influência isolada sobre o mercado, basta-se aplicar a fórmula:

                  - Considerações importantes

         - A previsão de sazonalidade é referente ao trimestre o qual você terá que tomar as decisões quando o índice aparecer. Ou seja, se a previsão de sazonalidade é 140, significa que no trimestre atual você terá que suprir um grande mercado gerado pela previsão.
         - Por maior que sejam as vendas de determinado produto em certa época do ano, dificilmente a sazonalidade irá passar de 150.
         - Fique sempre de olho nos e-mails e na TV. Sempre que eles disserem que há algum fator externo influenciando nas vendas, como algum grande evento, isso significa que a sazonalidade real será um pouco maior do que a mostrada nesse trimestre. Esses vídeos não devem, no entanto, fazer com que você mude sua estratégia, pois é muito pouco provável que eles alterem em mais de 10 a sazonalidade do período.
         - Notícias de incidentes econômicos como crise, embargo econômico, problemas no câmbio, etc.. não alteram a sazonalidade.


    • Índice de Atividade Econômica:
  • O Índice de atividade econômica serve para medir o grau de sucesso da economia de determinada região em fazer sua população gerar alguma forma de produção. Ela está diretamente relacionada ao PIB (Produto interno Bruto) de um país, e pode indicar, por exemplo, um aumento ou diminuição da quantidade de dinheiro em circulação em um mercado.

    Entre os vários fatores que podem ser considerados para criação do índice estão:

         -Total do consumo de energia elétrica naquele período.
         -Total do consumo de água no período.
         -Total de consultas feitas ao SCPC (Serviço central de proteção ao crédito)
         -Total de pessoas que entram e saem da região via imigração, rodoviária, aeroportos, etc.
         -Total de expedições de Alvarás (obras de construção licenciadas) expedidos.
         -Total de arrecadação com impostos.
         -Total mensal de depósitos.
         -Total de carros em circulação na região.

    Fonte de Referência:
    Índice de atividade econômica, Revista Anpec

    Uma crescente alta neste índice representa uma tendência de que mais dinheiro está em circulação no mercado, enquanto constantes quedas podem indicar uma crise.

                  - Mas como isso funciona no jogo?

    No jogo, a atividade econômica é representada por um índice, assim como a sazonalidade, de base 100. Mas nem sempre ele é representado assim; em alguns anos eles decidem dividir esse valor por 100, trazendo-o para mais próximo de 1. Na prática, porém, não faz diferença.

    Neste guia, para melhor visualização, nós não vamos dividí-lo. Mas caso queira entender como ficaria do outro jeito, é só dividir todos os valores por 100 ou deslocar sua casa decimal duas casas para a esquerda.

    Veja como ele pode se comportar:

    A linha azul mostra como os índices apareceram no jogo da rodada 1 até a rodada 14. Porém, algo que praticamente ninguém sabe, é que ela não representa a atividade econômica real.

    E aí vai o primeiro segredo: A atividade econômica é um Índice composto!!!

    Isso significa que a atividade econômica real no gráfico são os pontos em vermelho. E mostra que este mercado está em crise. Geralmente é neste momento que começam a aparecer vários videos falando de crise, mas muitos, que não conseguem entender o índice, não sabem o que fazer e ficam inventando mil possibilidades para entender o motivo de estarem vendendo pouco. Para entender melhor, veja a explicação da fórmula a seguir.

                  - Mas qual a influência desse índice no mercado?

    Ao contrário do que a maioria dos jogadores pensam, a influência da atividade econômica depende, sim, da anterior. Portanto, para saber quanto realmente ela está influenciando no mercado, você precisa de todos os valores desde o primeiro.

    Mas como assim? É simples. O valor real da atividade econômica é, no período, é dado pela seguinte fórmula:

    Ainda não entendeu? Quem sabe melhore com esse exemplo:

    No gráfico, o Índice de Atividade Econômica nas quatro primeiras rodadas é: 100, 95, 96 e 90. Agora, para calcular o índice real, vamos ter que calculá-lo rodada a rodada:

    Primeira rodada:

    Na primeira rodada, como não há IAE anterior, o IAE real é igual ao IAE. No nosso caso, 100.

    Segunda rodada:

    Na segunda rodada, fazemos: (95/100)*100 = 95. Então, IAE Real é 95, ainda igual a IAE.

    Terceira rodada:

    Na terceira rodada, fazemos: (96/100)*95 = 91,2. Uma diferença, já que a IAE Real é 95, mas a IAE é 96.

    Quarta rodada:

    Na quarta rodada, fazemos: (90/100)*91,2 = 82. O que já é uma grande diferença.

    Para aplicar a influência da atividade econômica real no mercado, também é simples, basta aplicar a fórmula com IAE Real em porcentagem:

    Pra ser mais preciso: Considere o “mercado potencial anterior” como sendo o “mercado potencial inicial”.

                  - Considerações importantes

         - A previsão de atividade econômica, assim como a previsão de sazonalidade, é referente ao mesmo trimestre o qual você terá que tomar as decisões quando o índice aparecer. Já o índice de atividade econômica, portanto, é referente a atividade do trimestre que já passou.
         - Como você pode notar no nosso exemplo, o uso da atividade econômica composta só passa a fazer alguma diferença em relação a principal a partir da terceira rodada. Mas sua real influência no mercado só acontece em tempos de crise ou de grande crescimento econômico, onde pode alterar em até 50% o tamanho do mercado.
         - Você pode e deve usar a sazonalidade em conjunto com a atividade econômica para prever o tamanho do próximo mercado potencial.
         - A previsão de atividade econômica no jogo tem uma fidelidade altíssima, sendo que nunca a vi ser diferente da próxima atividade econômica. Mas pode mudar, então verifique sempre.
         - A atividade econômica está relacionada com a influência do preço nas vendas! Quanto menor estiver a atividade econômica, maior a influência do preço. Então fiquem de olho! (Fonte: Jornal do cenário econômico 2011)


    • Taxa de Inflação:
  • Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.
    Outra distinção também se faz quando analisam-se os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.

                  - Qual a relação entre a inflação e a taxa de câmbio?

    Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional

    Se há muita inflação, nossa moeda se desvaloriza em relação às demais. Quando isso acontece, os produtores e fabricantes preferem exportar e não vender para o Brasil, ao menos que ganhem o mesmo que vendendo em dolar. Quanto maior a inflação, portanto, mais compensa vender para o mercado exterior.

    Por outro lado, se a inflação é baixa, os produtos nacionais ficam muito caros, o consumidor compra importados a preço baixo e os produtores não podem competir com outros paises, principalmente por causa os impostos elevadíssimos que temos no Brasil. Nessa situação a sensibilidade ao preço no mercado nacional é muito maior, e compensa muito pouco exportar.

                  - Mas como isso funciona no jogo?

    A Inflação, no jogo, influencia os preços dos insumos de produção, insumos de acabamento, custo de expansão e custo de automação. Não só isso, como ela influencia a própria demanda junto com a atividade econômica e sazonalidade. Esta influência, no entanto, dificilmente é notada, já que a inflação varia em torno de 6% ao ano e a atividade econômica pode  ter variações em um trimestre de 10% ou mais.

    A tolerância do consumidor a preços altos varia segundo a inflação. Sendo assim, alguns jogadores calculam o valor do preço máximo do produto aumentando o preço máximo inicial (geralmente dado por e-mail nas primeiras rodadas) junto com a inflação, rodada após rodada. Só tome cuidado porque diferentemente do índice de atividade econômica, a inflação não é um índice composto! Ou seja, você NÃO PODE aumentar o preço seguindo a inflação considerando o preço anterior já aumentado. Você deve somar todas as inflações e aí sim, só depois, aumentar o preço base. Veja o exemplo no gráfico de preços considerando a inflação como índices composto e simples:

    O gráfico foi feito por base nas seguintes inflações: 1. 1,00% 2. 1,20% 3. 1,00% 4. 1,40% 5. 2,00% 6. 1,00% 7. 2,00% 8. 2,50% 9. 4,00% 10. 6,00% 11. 4,00% 12. 3,00% 13. 1,00% 14. 2,00%

    Note que demora algum tempo para os dois modelos de cálculo de inflação se diferenciarem. Esse é um dos maiores motivos para a confusão da maioria dos jogadores, e já fez muita gente perder finais estaduais.

                  - Qual a relação com o preço médio?

    Importante: O preço teto é calculado a partir do Preço Médio, e não apenas do preço. O preço Médio é calculado considerando-se quanto desconto você coloca, e em quantos % dos seus produtos esse desconto é aplicado, pela seguinte fórmula:

    Por exemplo: Imagine que seu preço é de 1500 reais, o desconto nesse trimestre seja aplicado em 11% dos produtos, e você resolva colocar um desconto de 30%. Então, seu preço médio será: 1500*(1 – 0,30*0,11) = 1450

                  - Considerações importantes

         - Quanto maior for a inflação, menos compensa em termos financeiros manter dinheiro em caixa ou vender produtos a prazo, visto que o dinheiro “parado” perde valor com o aumento da inflação. Note que em termos de vendas, no entanto, o prazo é um grande diferencial, e não deve ser reduzido a menos que a inflação esteja muito grande.
         - Valores de até 10% de inflação anual são considerados baixos, sendo que até 100% é considerado um valor alto e mais do que isso passa a ser hiperinflação. No Brasil, a inflação na década de 90 já chegou a ter média anual de mais de 700%.
         - Caso a inflação esteja muito alta, uma boa estratégia é comprar muitos insumos de produção com todo o dinheiro que sobrar em caixa. Isso faz com que o dinheiro não se desvalorize visto que o valor dos insumos aumenta segundo a inflação.
         - Utilize a previsão anual de inflação para planejar a estratégia da sua empresa a longo prazo.


    • Juros de Curto e Longo Prazo:
  • Juros são, e você deveria se envergonhar se tiver uma conta no banco não souber, uma porcentagem que você paga a mais sobre o valor emprestado. Eles são a forma mais comum de ganhar dinheiro ao se emprestar um valor, e também são aplicados em compras a prazo e parcelamentos no geral.

    Existem diversas formas de se aplicar uma taxa de juros sobre um valor emprestado, entre elas estão de juros simples, juros compostos e juros com amortização.

                  - Mas como isso funciona no jogo?

    Entre todas as diferentes formas de se aplicar uma taxa de juros, você só terá que se preocupar com uma no jogo, que é a de amortização, aplicada nos empréstimos de longo prazo. Mas antes de explicar como ela funciona, você precisa saber onde irá aplicá-la:

                         - Empréstimo de Longo Prazo:

    Sua empresa vai ter, fora em raros momentos onde a organização do jogo avisar antes e depois decidir cortar, um crédito disponível para empréstimos de longo prazo. O valor pego nesse empréstimo só chega no próximo trimestre. Mas você só começa a pagar no trimestre seguinte ao que o dinheiro chegar.

    Uma coisa importante é que você não pode escolher pagar esse empréstimo antes dos quatro trimestres. No entanto, apesar de demorar um ano, você pode continuar pedindo mais empréstimos. O único impedimento é que quanto maior o valor de empréstimos que tiver, menos você vai poder pegar.

                         - Empréstimo de Curto Prazo:

    Se as contas de sua empresa não fecharem, entrará automaticamente no crédito de curto
    prazo, mais caro e válido por apenas um trimestre. Ou seja, tudo o que sua empresa ficar devendo no final do trimestre, o banco vai cobrir, e você terá que pagar tudo na próxima rodada com os juros de curto prazo. Que costumam ser bem maiores que os de longo prazo.

    Empréstimos de curto prazo são vistos como uma demonstração de que a empresa está
    com problemas financeiros, gerenciais ou ambos. No mundo real, não é algo que indique favoravelmente
    sua empresa aos bancos. Ter um empréstimos de curto prazo, de acordo com a fórmula do jogo, é o que mais faz diminuir o valor máximo dos próximos empréstimos de longo prazo que você pode fazer.

                  - Afinal, como eu calculo os juros?

    No empréstimo de curto prazo é simples. Basta fazer a conta:

    Já pra longo prazo complica um pouco:

    Observando, com atenção, a fórmula você verá que os juros vão diminuindo de acordo com que você for pagando a dívida. Já a taxa de juros é a de quando você fez o empréstimo e não muda com o tempo.

    Mas como saber, então, quanto de juros realmente você irá pagar depois de quatro trimestres quando terminar de pagar o empréstimo?

    É só fazer a conta parcela a parcela :

    Primeira parcela:

    (Total emprestado)*(%Taxa de Juros)

    Segunda parcela:

    (Total emprestado -1/4Total emprestado)*(%Taxa de Juros)

    (Total emprestado)*(3/4)*(%Taxa de Juros)

    Terceira parcela:

    (Total emprestado -2/4Total emprestado)*(%Taxa de Juros)

    (Total emprestado)*(2/4)*(%Taxa de Juros)

    Quarta parcela:

    (Total emprestado -2/4Total emprestado)*(%Taxa de Juros)

    (Total emprestado)*(2/4)*(%Taxa de Juros)

    Somando todas:

    (Total emprestado)*(%Taxa de Juros + 3/4*%Taxa de juros + 2/4*%Taxa de juros + 1/4%Taxa de juros)

    (Total emprestado)*(10/4)*(%Taxa de Juros)

    Ou seja, o total de juros que irá pagar no final irá ser de 10/4 = 2,5 o total de juros de quando você fizer o empréstimo.

    No gráfico abaixo você pode conferir visualmente como a amortização funciona:

                  - Considerações importantes:

         - É muito interessante pegar empréstimos de longo prazo para impulsionar o crescimento da sua empresa. Mas fique bem atento aos juros. É sempre bom ter certeza de que o valor emprestado irá gerar muito em breve uma receita no mínimo maior do que os juros que terá que pagar.
         - Lembre-se sempre que você terá que pagar 2,5 vezes a mais o tanto de juros de longo prazo quando fizer o empréstimo. Só para representar visualmente, com 40% de juros, o total de juros a se pagar depois de quatro parcelas é 2,5*40% = 100% . Ou seja, com a taxa de juros de longo prazo em 40%, você pagará, na verdade, 100% de juros.

    Carlos Almeida Junior

    Quem escreve: Carlos Almeida Junior

    Carlos Almeida Junior tem 25 anos, é o CEO da Upando (http://upan.do) , uma Startup de tecnologia com a proposta ousada de reinventar a maneira como as pessoas trabalham no computador. Parte Engenheiro parte Administrador, estudou na USP e Unicamp e aqui compartilha suas idéias, opiniões e experiências do dia a dia.

    Carlos Almeida Junior escreveu 18 artigos no Empremania

    Comentários e Discussões

    Leave a Reply

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    wordpress themes - wordpress themes 2012 - wordpress magazine themes